domingo, 25 de abril de 2010

Confira 15 dicas para acertar na recepção do casório

Postado por Paty´s Cakes às 09:29
Na hora de pensar na festa, mais mil dúvidas vêm à cabeça. Que tipo de cardápio servir? É possível convidar apenas alguns convidados? Como fazer se a intenção é apenas realizar uma cerimônia religiosa e sem festa. Para responder estas e outras questões, o Terra perguntou a especialistas. Confira as respostas:

1. Não tenho dinheiro para oferecer festa para todos os meus convidados. Posso convidar apenas alguns, entregando um convite apenas para a festa?

"Pode sim, lembrando sempre de ser discreta na entrega dos convites, especialmente se for no ambiente de trabalho ou amigos que tenham pessoas por perto que não serão convidadas. É sempre melhor fazer uma festa reduzida, mas com serviços de qualidade do que convidar todos e ter de economizar em itens importantes como o bufê e a música", recomenda Rita Lima, da Traffô, espaço e produção de eventos.

2. Devo entregar lembrança ao fim da festa?

Não é obrigatório. "A lembrancinha de casamento é uma tradição, mas não é uma obrigação. Uma opção econômica para orçamentos apertados é o tradicional bem-casado, que agrada a todos e barateia bastante o custo em relação a outras opções de lembrancinhas disponíveis no mercado", diz Rafaela Malkomes Belem Moitas, da Assessoria Portal Lá Vem a Noiva. Macarrons, Cupcakes e Pães de Mel decorados podem ser usados como lembracinhas.

3. Quais as novidades ou alternativas nesse segmento?

Segundo Rita Lima, continuam os tradicionais bem-casados, mas a grande novidade são as lembranças que tem um visual bonito, não custam caro e mostram a personalidade dos noivos. E, nessa categoria, o limite é mesmo o orçamento disponível. "Uma possível recomendação seriam as chamadas lembrancinhas funcionais, que remetam ao casamento e tenham alguma utilidade ao convidado. Boas opções são as sandálias personalizadas, caixinhas em MDF personalizadas e com recheios diversos (guloseimas ou lembrancinhas aromáticas como sabonetes, sachês, hidratantes, sais de banho), latinhas personalizadas com balas ou confeitos, CDs com a trilha sonora do casamento, máquinas fotográficas descartáveis ou foto-lembranças. O importante é que, de alguma forma, a lembrancinha seja útil durante ou após a festa, pois isso causa boa impressão para os convidados", diz Rafaela.


4. Farei a cerimônia e a festa no mesmo local. Como devo organizar as etapas?

O que parece mais simples, demanda uma estrutura e equipe eficiente. As consultoras são categóricas em afirmar que é necessária a contratação de uma coordenadora de cerimonial. "Recomenda-se que a noiva não se atrase mais do que 15 minutos, pois geralmente não há lugar para todos os convidados se sentarem e se há muita demora, todos já ficam cansados antes mesmo de a festa começar. Após a cerimônia, a coordenadora direciona os convidados para o ambiente da festa, e se o local da cerimônia tiver de ser 'desmontado' para dar lugar a mesas, isso deve ser feito rapidamente com uma equipe contratada para isso, assim os convidados nem perceberão", diz Rita.
Outro ponto a ser observado é se o local atende aos dois momentos. "Todo casamento segue uma dinâmica essencial, pois por mais que seja um lugar diferente da igreja, existe um protocolo a ser seguido. Os noivos podem ousar nas músicas escolhidas, fazer um cortejo mais simples, mas não deixa de ser uma cerimônia religiosa. Assim, toda liberdade que se pressupõe existir nesses eventos mais contemporâneos deve ser dosada para não causar constrangimentos. A grande tendência é usar um estilo 'clean' ou com móveis de madeira, compondo um estilo rústico-chique", diz Rafaela da consultoria Lá Vem a Noiva.


5. Os noivos ainda devem fazer uma entrada triunfal na festa ou isso está fora de moda?

Segundo Rafaela Malkomes Belem, isso nunca sairá de moda, pois é a primeira vez que a sociedade recebe oficialmente o novo casal em público. O único detalhe é não deixar os convidados esperando muito. "Todo cerimonial muito demorado está fora de moda. Se os noivos sempre sonharam com uma entrada no salão, com música escolhida a dedo e toda a atenção voltada para eles, pode-se fazer a entrada, o corte do bolo, brinde e já abrem a pista, convidando todos para dançar. Sem clipes de fotos e discursos", recomenda Rita Lima.

6. Vou casar em uma cidade e fazer a festa em outra, pois tenho casa de campo e vou economizar no aluguel do espaço. Pode?

Não, fica muito complicado para os convidados. Faça a cerimônia no próprio local da festa ou na cidade próxima, se for bem fácil o acesso.


7. Não farei recepção nem festa. O que devo fazer? Cumprimentar os convidados na porta da igreja?

Sim. Segundo Rita Lima, da Traffô, é importante que os noivos e pais estejam na saída da igreja à disposição dos convidados que queiram cumprimentá-los. Afinal de contas são pessoas que prestigiaram o convite que receberam, mesmo sendo somente para a cerimônia. Se a igreja permitir, fica muito simpático montar uma mesa com bem-casados para os convidados pegarem na saída. Se houver um salão disponível na igreja, sirva também um espumante, água e refrigerantes. Só para os convidados se encontrarem e conversarem um pouco. Não há necessidade de bolo, só se os noivos quiserem.


8. Posso fazer uma festa com menu alternativo, apenas com petiscos, ou é preciso servir jantar?

"Não existem regras que dizem que casamento tem de ter jantar, champanhe ou bolo", diz a consultora Alba Noschese. Se essa for mesmo a opção é preciso já avisar no convite que será servido apenas um coquetel depois da cerimônia. Mas a recomendação é encontrar um menu que se ajuste ao orçamento da recepção. "Pode-se fazer um cardápio alternativo com um coquetel mais farto, parte servida em bandejas e parte em 'ilhas' e mais tarde sirva um prato de massa e uma sobremesa. Na saída você pode ter a mesa de doces ou uma mesa de café bem incrementada com petiscos doces como suspiros, chocolates, minibolos, macarons (doce crocante feito à base de claras, açúcar e farinha de amêndoas). Uma máquina de café expresso também dá um charme final à sua festa", sugere Rita Lima.


9. Minha religião não permite consumo de bebida alcoólica. Mesmo assim, devo servir para os convidados que não seguem a mesma filosofia?

Apenas se a maioria dos convidados pertencer à sua religião. "Se não incomodar o fato de ter outras pessoas bebendo, acho simpático servir somente um vinho ou espumante", recomenda Rita Lima. Mas não há escolha se entre os convidados houver pessoas do ambiente de trabalho ou negócios. Nesse caso, é imprescindível ter bebidas no menu.


10. Em quanto tempo o jantar deve ser servido na festa?

Se o cardápio tiver um jantar completo, o coquetel deve durar 40 minutos ou uma hora. O máximo permitido é uma hora e meia.

11. E sempre é preciso servir coquetel antes do jantar?

"Sim, ninguém chega a uma festa e vai direto jantar", diz Rita Lima. "Pois durante o coquetel os convidados chegam, se encontram, conversam." Rafaela Belem completa: "O ideal é que os convidados sejam confortavelmente recebidos, e não aguardem o jantar com ansiedade."

12. Quero casar apenas no civil ou fazer uma cerimônia para familiares e amigos íntimos. Como devo avisar meus familiares que casei?

É mais simpático pensar em uma comunicação formal e não apenas avisar por telefone ou em futuros encontros. O mais usado é enviar um cartão, a chamada Participação de Casamento, que deve ser feita após a cerimônia no civil e/ou comemoração íntima com a família bem como após a lua-de-mel (quando houver), convidando as pessoas a conhecerem a casa nova, como no exemplo abaixo:

"Noiva e Noivo participaram a união celebrada no dia XX/XX e oferecem sua nova residência. Endereço: Rua X, número Y, bairro e telefone."

13. O casal ama um tipo de gastronomia, por exemplo, a japonesa e gostaria de fazer um bufê temático. Pode?

"O casal pode optar em contratar um bufê temático, mas é importante pensar em alguma outra alternativa pois pode não agradar a todos os convidados. No caso de optarem por comida japonesa, por exemplo, recomendo que sirvam entradas típicas e ao menos uma ou duas opções de pratos diversificados durante o jantar", diz Rafaela Malkomes Belem Moitas, da Assessoria Portal Lá Vem a Noiva

14. Os noivos escolhem a mesa para os convidados ou é melhor eles se acomodarem como quiserem?

Não é costume, a não ser em casamentos muito tradicionais. Pode-se, no entanto, reservar algumas mesas para pais, padrinhos e, caso o casal deseje, também para alguns familiares próximos. "É possível setorizar as mesas por grupos de convidados, fazendo com que todos da família se sentem em mesas próximas, os amigos também e em mesas mais próximas da pista de dança, por exemplo", sugere Rita Lima, da Traffô.


15. O convite veio apenas para o casal, mas tenho filhos. Posso levá-los à festa também?

Aqui não há dúvidas. Filhos só devem ir se o convite estiver endereçado ao 'Sr Fulano de Tal e Família'. "Provavelmente os noivos tiveram de reduzir o número de convidados ou não querem a presença de crianças na festa. Não fique chateado ou ofendido, pois cada um tem suas razões", diz a proprietária da Traffô.

Fonte: mulher.terra.com.br

0 comentários on "Confira 15 dicas para acertar na recepção do casório"

Postar um comentário

domingo, 25 de abril de 2010

Confira 15 dicas para acertar na recepção do casório

Na hora de pensar na festa, mais mil dúvidas vêm à cabeça. Que tipo de cardápio servir? É possível convidar apenas alguns convidados? Como fazer se a intenção é apenas realizar uma cerimônia religiosa e sem festa. Para responder estas e outras questões, o Terra perguntou a especialistas. Confira as respostas:

1. Não tenho dinheiro para oferecer festa para todos os meus convidados. Posso convidar apenas alguns, entregando um convite apenas para a festa?

"Pode sim, lembrando sempre de ser discreta na entrega dos convites, especialmente se for no ambiente de trabalho ou amigos que tenham pessoas por perto que não serão convidadas. É sempre melhor fazer uma festa reduzida, mas com serviços de qualidade do que convidar todos e ter de economizar em itens importantes como o bufê e a música", recomenda Rita Lima, da Traffô, espaço e produção de eventos.

2. Devo entregar lembrança ao fim da festa?

Não é obrigatório. "A lembrancinha de casamento é uma tradição, mas não é uma obrigação. Uma opção econômica para orçamentos apertados é o tradicional bem-casado, que agrada a todos e barateia bastante o custo em relação a outras opções de lembrancinhas disponíveis no mercado", diz Rafaela Malkomes Belem Moitas, da Assessoria Portal Lá Vem a Noiva. Macarrons, Cupcakes e Pães de Mel decorados podem ser usados como lembracinhas.

3. Quais as novidades ou alternativas nesse segmento?

Segundo Rita Lima, continuam os tradicionais bem-casados, mas a grande novidade são as lembranças que tem um visual bonito, não custam caro e mostram a personalidade dos noivos. E, nessa categoria, o limite é mesmo o orçamento disponível. "Uma possível recomendação seriam as chamadas lembrancinhas funcionais, que remetam ao casamento e tenham alguma utilidade ao convidado. Boas opções são as sandálias personalizadas, caixinhas em MDF personalizadas e com recheios diversos (guloseimas ou lembrancinhas aromáticas como sabonetes, sachês, hidratantes, sais de banho), latinhas personalizadas com balas ou confeitos, CDs com a trilha sonora do casamento, máquinas fotográficas descartáveis ou foto-lembranças. O importante é que, de alguma forma, a lembrancinha seja útil durante ou após a festa, pois isso causa boa impressão para os convidados", diz Rafaela.


4. Farei a cerimônia e a festa no mesmo local. Como devo organizar as etapas?

O que parece mais simples, demanda uma estrutura e equipe eficiente. As consultoras são categóricas em afirmar que é necessária a contratação de uma coordenadora de cerimonial. "Recomenda-se que a noiva não se atrase mais do que 15 minutos, pois geralmente não há lugar para todos os convidados se sentarem e se há muita demora, todos já ficam cansados antes mesmo de a festa começar. Após a cerimônia, a coordenadora direciona os convidados para o ambiente da festa, e se o local da cerimônia tiver de ser 'desmontado' para dar lugar a mesas, isso deve ser feito rapidamente com uma equipe contratada para isso, assim os convidados nem perceberão", diz Rita.
Outro ponto a ser observado é se o local atende aos dois momentos. "Todo casamento segue uma dinâmica essencial, pois por mais que seja um lugar diferente da igreja, existe um protocolo a ser seguido. Os noivos podem ousar nas músicas escolhidas, fazer um cortejo mais simples, mas não deixa de ser uma cerimônia religiosa. Assim, toda liberdade que se pressupõe existir nesses eventos mais contemporâneos deve ser dosada para não causar constrangimentos. A grande tendência é usar um estilo 'clean' ou com móveis de madeira, compondo um estilo rústico-chique", diz Rafaela da consultoria Lá Vem a Noiva.


5. Os noivos ainda devem fazer uma entrada triunfal na festa ou isso está fora de moda?

Segundo Rafaela Malkomes Belem, isso nunca sairá de moda, pois é a primeira vez que a sociedade recebe oficialmente o novo casal em público. O único detalhe é não deixar os convidados esperando muito. "Todo cerimonial muito demorado está fora de moda. Se os noivos sempre sonharam com uma entrada no salão, com música escolhida a dedo e toda a atenção voltada para eles, pode-se fazer a entrada, o corte do bolo, brinde e já abrem a pista, convidando todos para dançar. Sem clipes de fotos e discursos", recomenda Rita Lima.

6. Vou casar em uma cidade e fazer a festa em outra, pois tenho casa de campo e vou economizar no aluguel do espaço. Pode?

Não, fica muito complicado para os convidados. Faça a cerimônia no próprio local da festa ou na cidade próxima, se for bem fácil o acesso.


7. Não farei recepção nem festa. O que devo fazer? Cumprimentar os convidados na porta da igreja?

Sim. Segundo Rita Lima, da Traffô, é importante que os noivos e pais estejam na saída da igreja à disposição dos convidados que queiram cumprimentá-los. Afinal de contas são pessoas que prestigiaram o convite que receberam, mesmo sendo somente para a cerimônia. Se a igreja permitir, fica muito simpático montar uma mesa com bem-casados para os convidados pegarem na saída. Se houver um salão disponível na igreja, sirva também um espumante, água e refrigerantes. Só para os convidados se encontrarem e conversarem um pouco. Não há necessidade de bolo, só se os noivos quiserem.


8. Posso fazer uma festa com menu alternativo, apenas com petiscos, ou é preciso servir jantar?

"Não existem regras que dizem que casamento tem de ter jantar, champanhe ou bolo", diz a consultora Alba Noschese. Se essa for mesmo a opção é preciso já avisar no convite que será servido apenas um coquetel depois da cerimônia. Mas a recomendação é encontrar um menu que se ajuste ao orçamento da recepção. "Pode-se fazer um cardápio alternativo com um coquetel mais farto, parte servida em bandejas e parte em 'ilhas' e mais tarde sirva um prato de massa e uma sobremesa. Na saída você pode ter a mesa de doces ou uma mesa de café bem incrementada com petiscos doces como suspiros, chocolates, minibolos, macarons (doce crocante feito à base de claras, açúcar e farinha de amêndoas). Uma máquina de café expresso também dá um charme final à sua festa", sugere Rita Lima.


9. Minha religião não permite consumo de bebida alcoólica. Mesmo assim, devo servir para os convidados que não seguem a mesma filosofia?

Apenas se a maioria dos convidados pertencer à sua religião. "Se não incomodar o fato de ter outras pessoas bebendo, acho simpático servir somente um vinho ou espumante", recomenda Rita Lima. Mas não há escolha se entre os convidados houver pessoas do ambiente de trabalho ou negócios. Nesse caso, é imprescindível ter bebidas no menu.


10. Em quanto tempo o jantar deve ser servido na festa?

Se o cardápio tiver um jantar completo, o coquetel deve durar 40 minutos ou uma hora. O máximo permitido é uma hora e meia.

11. E sempre é preciso servir coquetel antes do jantar?

"Sim, ninguém chega a uma festa e vai direto jantar", diz Rita Lima. "Pois durante o coquetel os convidados chegam, se encontram, conversam." Rafaela Belem completa: "O ideal é que os convidados sejam confortavelmente recebidos, e não aguardem o jantar com ansiedade."

12. Quero casar apenas no civil ou fazer uma cerimônia para familiares e amigos íntimos. Como devo avisar meus familiares que casei?

É mais simpático pensar em uma comunicação formal e não apenas avisar por telefone ou em futuros encontros. O mais usado é enviar um cartão, a chamada Participação de Casamento, que deve ser feita após a cerimônia no civil e/ou comemoração íntima com a família bem como após a lua-de-mel (quando houver), convidando as pessoas a conhecerem a casa nova, como no exemplo abaixo:

"Noiva e Noivo participaram a união celebrada no dia XX/XX e oferecem sua nova residência. Endereço: Rua X, número Y, bairro e telefone."

13. O casal ama um tipo de gastronomia, por exemplo, a japonesa e gostaria de fazer um bufê temático. Pode?

"O casal pode optar em contratar um bufê temático, mas é importante pensar em alguma outra alternativa pois pode não agradar a todos os convidados. No caso de optarem por comida japonesa, por exemplo, recomendo que sirvam entradas típicas e ao menos uma ou duas opções de pratos diversificados durante o jantar", diz Rafaela Malkomes Belem Moitas, da Assessoria Portal Lá Vem a Noiva

14. Os noivos escolhem a mesa para os convidados ou é melhor eles se acomodarem como quiserem?

Não é costume, a não ser em casamentos muito tradicionais. Pode-se, no entanto, reservar algumas mesas para pais, padrinhos e, caso o casal deseje, também para alguns familiares próximos. "É possível setorizar as mesas por grupos de convidados, fazendo com que todos da família se sentem em mesas próximas, os amigos também e em mesas mais próximas da pista de dança, por exemplo", sugere Rita Lima, da Traffô.


15. O convite veio apenas para o casal, mas tenho filhos. Posso levá-los à festa também?

Aqui não há dúvidas. Filhos só devem ir se o convite estiver endereçado ao 'Sr Fulano de Tal e Família'. "Provavelmente os noivos tiveram de reduzir o número de convidados ou não querem a presença de crianças na festa. Não fique chateado ou ofendido, pois cada um tem suas razões", diz a proprietária da Traffô.

Fonte: mulher.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Paty´s Cakes Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez